Início > Games > Depois de 2+ anos, um torneio de Magic Online :D

Depois de 2+ anos, um torneio de Magic Online :D

Então…

Eu comecei a jogar Magic desde bem pequeno… e parei +- por volta do ensino médio, depois joguei mais 6 meses quando estava na faculdade, depois parei…. Um dos maiores problemas era eu ter que ir para Copacabana (PointHQ) jogar e o outro era que Magic sempre foi um hobby caro :P

Enfim, algum dia a muito tempo atrás eu criei uma conta no Magic Online e semana passada me deu vontade de jogar e la fui eu tentar lembrar a senha (e o username :P)… depois de algumas tentativas finalmente consegui logar e achei minha conta la, com as 8000+ cartas que ela tinha (isso, um pouco mais de 8 mil :P Benditos bots de 250 por 1 dólar.

Então qual o melhor jeito de voltar a jogar uma coisa que você não vê a mais de 2 anos? Claro, vamos jogar um torneio :D

 

Que manual de porcaria nenhuma, vamos jogar logo isso!

 

Eu sempre acompanhei mais ou menos as mudanças no jogo… por exemplo fiquei chocado quando eles mudaram as regras para não ter mais mana burn (pff… noobs…), mas algumas coisas como esse tipo novo de carta: Planeswalker, que acabei descobrindo in-game como funciona… que ele podia ser atacado diretamente, que as habilidades dele só podiam ser utilizadas na main phase do seu turno, etc… e uma ou outra habilidade que não conhecia, mas a gente se vira…

Anyway, acho que aquele ditado “Quem aprende uma vez, nunca mais esquece”, pelo menos para mim, vale mais para Magic do que para bicicletas :P

Então… tem a coleção mais nova Scars of Mirrodin e eu resolvi que queria jogar alguma coisa com ela. Então procurei os torneios limitados (onde você constrói o seu deck com as cartas que você abrir na hora). Achei que eu o draft não seria uma boa opção para mim (pela falta de familiaridade com o set), então fui para um selado mesmo… mais especificamente um 4-booster sealed, as regras são simples:

  • Custo para entrar: 4 boosters (~16 dólares)
  • 8 jogadores
  • 3 rounds no formato suíço, cada round é um melhor de 3 (quem ganhar 2 primeiro, vence) e tem um limite de uma hora
  • Vitória = +3 pontos, derrota não conta pontos.
  • Você abre os seus 4 boosters e monta um deck de pelo menos 30 cartas (isso foi uma novidade, pois no selado e no draft “normal” o limite mínimo é de 40 cartas)
  • No final você fica com as cartas dos seus boosters e dependendo da sua colocação ganha alguma premiação.

Pelo formato suíço, você só enfrente quem tem a mesma quantidade de pontos que você e após 3 rodadas, necessariamente irá existir:

  • 1 jogador que vencer os 3 rounds, ganha 5 boosters ou seja, paga o custo do torneio além de ganhar um booster extra)
  • 3 jogadores que vencem 2 rounds e perdem um, ganham 3 boosters ou seja, não paga o torneio mas faz com que o custo para se jogar em outro torneio do mesmo tipo seja de apenas 4 dólares (mais um booster)
  • 3 jogadores que vencem apenas um round, ganham 1 booster ou seja, para jogar outro torneio do mesmo tipo novamente precisa soltar mais 12 dólares na loja.
  • 1 jogador que não ganhou nenhum round, esse ai não recebe nada e sai com as mãos abanando mesmo.

Ou seja, você consegue jogar 3 partidas sempre (ja que não é eliminatório que nem o draft) e se você tiver um win-ratio de uns 66%, é grande as chances de você ou conseguir sair no lucro (em primeiro lugar) ou então com mais 3 boosters, o que é muito bom :)

O draft 4-3-2-2 tem um payout melhor caso você ganha só uma vez (você ganha 2 boosters, e custa menos para entrar nesse torneio), mas o problema é que você *tem* que ganhar a 1a vez, pois é no formato mata-mata.

Enfim… eu acabei o torneio no grupo das pessoas que ganham só um round (de fato, terminei em sétimo… mas foi pelos critérios de desempate :P) e sai com 1 booster. Meus resultados foram:

  • 1 round: Perdi por 2-1.
  • 2 round: Ganhei por 2-1.
  • 3 round: Perdi por 2-0.

Então… eu poderia ter ido melhor, pois cometi *vários* erros bobos, tipo:

  • Não saber como o programa funcionava direito *facepalm*. Com isso eu passava de fase sem querer, não sabia fazer ele parar em uma fase específica para poder jogar uma carta ou habilidade, etc…
  • Não saber alguns detalhes do jogo… como foi o caso do Planeswalker citado acima… perdi ele várias vezes (na vez que consegui manter ele em jogo, foi um desastre, ele é muito forte :P)
  • Fazer burrices, como não atacar quando o cara não podia me bloquear e/ou ler o texto das cartas de forma errada, assim pensando que a carta fazia outra coisa -_-‘
  • Fazer burrices [2], como errar contas de dano, esquecer de uma carta que estava em jogo, sacrificar criatura errada…
  • Ser lerdo para jogar, no terceiro game de cada round eu já estava quase socando o Ok, porque eu só tinha mais 3 minutos de tempo de jogo (o tempo que o jogo fica parado com a prioridade em você).

Mas no final das contas, foi muito bom :) A “emoção” de jogar um (mini) campeonato desses é muito legal mesmo xD

E Magic continua sendo sensacional como sempre foi :D

Agora, se interessar para alguém, aqui esta o pool de cartas que eu abri:

É claro que após ter tirado o Koth, mesmo tendo apenas 6 cartas vermelhas eu tinha que jogar de Red xD

Então o que fiz foi um deck de 30 cartas: 6 plains e 6 mountain, muitos artefatos e algumas cartas brancas e vermelhas. Talvez fosse melhor ir de preto… eu tinha bastante opção de cartas pretas… Anyway, foi maneiro pra caramba :)

A cagada épica de tirar uma Elspeth foil e um Koth foi tão imensa que nem espero mais ganhar na MegaSena da Virada :P Vendendo só essas 2 cartas eu consigo recurso suficiente para participar de mais 2 torneios 4-booster. Agora preciso me decidir se quero ficar com as cartas ou vende-las… eu não sei sei se vou jogar constructed, acho que não… mas sei la né?! xD

E também preciso escolher se o próximo que jogo é outro 4-booster ou um draft 4-3-2-2 :)

  1. Vitor De Mario
    dezembro 31, 2010 às 11:16 am

    As pessoas não param de falar de Magic ao meu redor, que tortura. Isso gasta muito dinheiro, não quero voltar a jogar… =(

    • brunobuss
      dezembro 31, 2010 às 1:14 pm

      Se não pode vence-los, junte-se a eles :P

      Mas sim é um hobby caro dependendo do que você quer…
      Colecionar (depende.. se for tudo sim :P) e/ou jogar T2 quebra mesmo. Tem uma carta, Jace, que é basicamente necessária em qualquer deck azul no T2, que custa 200+ reais cada uma… um playset sai a 800 -_-‘

      Mas no MOL, tem um formato chamado pauper com decks que só valem comuns e torneios organizados pelos próprios jogadores (com prêmios, pequenos… tipo uma rara ou incomum foil). É bem barato e é legal :)

      E no MOL tmb da para jogar muito casual… ou jogar multiplayer (mais de 2 jogadores) com decks loucos só por diversão mesmo :)

  2. Vitor De Mario
    dezembro 31, 2010 às 1:22 pm

    Eu jogava (acho q o mais correto seria tentava jogar) T2, Legacy e cheguei a tentar me aventurar no Extended. Jogar T2 é quase impossível, como assim 200+ reais numa carta de T2. O mais caro que tinha quando eu jogava era o Goyf, que já era estupidamente caro.

    Essas alternativas aí até são interessantes, mas eu sei que se eu voltar a jogar, vou querer entrar nos formatos mais competitivos e aí salve-se quem puder. =P

    • brunobuss
      dezembro 31, 2010 às 1:52 pm

      T2 + Legacy + Extended = todo o Magic lol

      Essa carta aqui, de Worldwake: http://sales.starcitygames.com/carddisplay.php?product=168965

      Essa parada é tão absurda, que essa carta é até mais cara no MOL do que IRL. E tipo, o normal são as cartas no MOL custarem 1/10 ou menos do que as cartas IRL.

      Enfim… se o interesse é jogar competitivamente, acho que dá para (foram as possibilidades que eu pensei para mim :P):

      – Jogar limited, draft… se você for bom no draft da para jogar o formato 8-4: 8 boosters para o 1o colocado e 4 para o 2o… 8 pessoas, esquema mata-mata, ou seja… precisa ganhar 2 partidas para chegar na final e ficar jogando infinito pois o custo de entrada são 3 booster + 2 tix.

      – Jogar limited, selado… se você for bom no selado (o foda é que depende mto mais de sorte do seu pool… no draft você consegue pelo menos tentar convergir para alguma estratégia), você pode tentar esse 4-booster sealed ou o sealed 4-round, “só” tem que ganhar todas as partidas para “jogar infinito” com a premiação :)

      – Jogar constructed… como acho que não tem como jogar T2 pelo preço das cartas, outra opção seria jogar block constructed, onde a carta mais cara é esse Koth ai e custa uns 15 dólares (no MOL, IRL custa uns 30 dólares)… isso se você quiser ir com o deck vermelho. Mas acho que talvez com uns 50 ou 60 dólares você monta um deck *bom* de SOM block e se você for bom (para jogar competitivamente tem que ser né?! :) consegue entrar no esquema de “jogar infinito” muito mais fácil do que em formatos limitados ;)

      De fato… acho que é mais fácil você sair no “lucro” em constructed do que em limited… só que o constructed requer um investimento inicial maior.

    • brunobuss
      dezembro 31, 2010 às 2:08 pm

      Então… só para uma noção dos decks SOM block que estão ganhando os últimos torneios (os torneios no MOL são diários… pelo menos 2 por dia, e as listas dos decks saem no site) :

      MonoBlue => 25 dólares. A carta mais cara é a Wurmcoil Engine:

      http://gatherer.wizards.com/Pages/Card/Details.aspx?multiverseid=207875

      MonoRed => 70 dólares. Por causa do Koth como falei, 15+ dólares cada um =/

      UW => 80 dólares, por causa de cartas como a Elspeth e Venser (3a e 2a cartas mais caras do set respectivamente):

      http://gatherer.wizards.com/Pages/Card/Details.aspx?multiverseid=212241

      http://gatherer.wizards.com/Pages/Card/Details.aspx?multiverseid=212240

      Só que muitas cartas que você usa em um, você usa em outro, principalmente em relação no MonoU com UW ;)

      E isso ai foi preço de dealer… talvez procurando no “classifieds” in-game e/ou na sala de leilões, consiga algo melhor :D

  3. Vitor De Mario
    dezembro 31, 2010 às 2:26 pm

    Eu joguei Extended umas duas vezes só, com a maioria das cartas emprestadas, e joguei muito mal, diga-se de passagem. =P

    Aliás, eu nunca fui um bom jogador, o que sempre contribuiu para minha bancarrota financeira.

    Eu vi o (a?) Jace, é brainstorm infinito, realmente a carta é muito poderosa, mas mesmo assim, eu já paguei muito caro em cartas específicas quando jogava Legacy e hoje em dia tenho dificuldades para justificar um preço tão absurdo numa carta.

    De qualquer forma, eu gostei da ideia de jogar Block Constructed, pode ser interessante e não tão caro. Draft eu joguei pouco, mas até q me divertia, talvez seja uma alternativa a se tentar. É capaz que eu acabe aparecendo no MOL e tente jogar sem levar muito sério. Só jogo pra valer de novo se eu de repente me transformar em um jogador bom, o q eu não espero q aconteça.

  1. fevereiro 14, 2011 às 5:51 pm
  2. março 31, 2012 às 7:51 pm

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 241 outros seguidores

