Inicial > Livros, Programação > Scrum, NoSQL e um pouco de TDD…

Scrum, NoSQL e um pouco de TDD…

Um pequeno update sobre o que andei lendo ultimamente…

Essential Scrum: A Practical Guide to the Most Popular Agile Process

Nesse final de semana (finalmente?) terminei de ler o Essential Scrum: A Practical Guide to the Most Popular Agile Process. Comecei a ler esse livro (bem aos poucos), logo depois de começarmos a – tentar – implantar o scrum como metodologia ágil na Estante Virtual. Como ninguém da equipe de T.I. tinha profundos conhecimentos sobre scrum/agile, resolvi que “estudar” um pouco por conta própria seria bem útil… e até agora tenho curtido bastante trabalhar dessa forma. Apesar de já termos “errado” bastante, é bem legal ver como estamos aparando as aresta e a cada sprint vamos acertando o processo pra nossa equipe. Voltando sobre o livro: foi o primeiro livro (e/ou material razoavelmente longo) que li sobre o assunto então acho que não posso fazer uma análise comparativa com outros, mas posso dizer que gostei bastante do conteúdo.

O livro é razoavelmente grande, com ~500 páginas contém muito mais do que é necessário para uma tentativa inicial de implantação do Scrum, por isso acho que alguns dos tópicos abordados não serão tão relevantes para quem está começando, mas com certeza deve ser útil para quem já está usando o processo a mais tempo e está em um nível de refinamento/adoção maior que a gente. O material é muito bem escrito e o conteúdo bem claro, as ilustrações também ajudam bastante e são muito boas. Acredito que devo voltar para ele em alguns meses, após nosso processo interno ter amadurecido mais um pouco e reler algumas partes. No mais, só posso fazer recomendações positivas a esse livro, seja para alguém que queira um bom/sólido material inicial para aprender sobre o Scrum ou para quem já tem alguma experiência e talvez encontre algumas dicas/sugestões de como abordar problemas que sua equipe está tendo no processo.

Test Driven Development: By Example

No meio do Essential Scrum, comecei a ler também o Test Driven Development: By Example, principalmente por entender/acreditar que: (a) testes são bons, (b) preciso melhorar *minha* cultura de testes. Sobre o livro, estou agora no capítulo 26, mas não se engane em achar que isso significa que já me tornei o mestre jedi dos testes. Até o capítulo 24, o livro é basicamente 2 exemplos grandes de como realizar TDD e apesar desses exemplos serem interessantes, acho que acaba ficando meio chato/repetitivo/entediante algumas horas e devo confessar que algumas horas rolou uma leitura diagonal (apenas dando uma maior atenção no final dos capítulo onde rola um “key points” e verificando se eu entendo ou acho que entendo o que está sendo resumido ali). A partir do cap. 25 começa o que eu acho que deve ser a parte mais interessante do livro Patterns for Test-Driven Development, pois acho que é justamento o que sinto mais falta que é ter uma ideia melhor de como proceder em alguns casos.

NoSQL Distilled: A Brief Guide to the Emerging World of Polyglot Persistence

Por fim, comecei hoje a ler o NoSQL Distilled, que parece ser de fato um “brief guide” e uma boa introdução/visão geral do assunto. Estou ainda no capítulo 6, mas estou gostando do conteúdo abordado e  da forma que a bordagem é feita, principalmente por não querer sair chutando tudo que existe de bancos relacionais hoje e substituir tudo por “NoSQL’s”, mas sim apresentar como um é uma alternativa pro outro e em quais casos você pode extrair maior vantagem deles. Para ser sincero, é por enquanto um livro que me chama a atenção em todos os capítulos que ainda não li, o que me leva a crer que ele será terminado antes do TDD: By Example ;)

PS: Para quem não sabe, eu utilizo o serviço do Safari Books Online (link não patrocinado, pode clicar sem medo ;) para minhas “leituras técnicas” e é um serviço que eu não tenho como não recomendar. O acervo é uber-gigante, tanto que minhas “listas de leitura” dentro dele são gigantes, mesmo separadas por assuntos. Tem app pra iOS e pra Android também, eu uso o do iOS e gosto bastante. Para quem não quiser pegar de cara o plano ilimitado, sugiro experimentar com o 5-slot bookshelf… apesar de achar difícil conseguir se manter em só 5 livros depois de um tempinho usando =P

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário