Início > Projetos > Guns and Diamonds

Guns and Diamonds

A mais ou menos 3.5 anos atrás eu estava entrando no curso de computação… é faz tempo pra caramba…

E foi como calouro e mais dois amigos, Bug e Genésio (os 3 sócios da Bajuled), fizemos esse jogo como nosso projeto de Computação I na UFRJ. O professor passava um “estilo” para o jogo e dai tínhamos que construir um jogo neste tema em Allegro versão 4.2 (velhos tempos… hoje os jogos de Comp I já são feitos em SDL :P).

O tema/estilo do nosso período (2006/02) era jogos estilo Bejeweled em um pouco menos de 1 mês de desenvolvimento, fizemos o nosso Guns and Diamonds =D

Estatística: O código de nosso jogo eram apenas 2 arquivos, intro.c com 1516 linhas e o jogo.c com 2264. Não que os nomes dos arquivos façam muita referência as funções escritas dentro deles, pois esta tudo misturado :P

O jogo tem intro, menu, guarda recordes, uma janela de ajuda para quem não conseguir entender a complicada mecânica do jogo (:P), tela de game over, suporte bem básico a níveis de dificuldade, etc…

O menu

Ajuda

O jogo

Game Over

Ou seja foi um jogo que emho, acabou ficando bem “completo”, mesmo continuando simples :)

E acho que o que mais me deixou feliz neste jogo, foi o fato de ter sido o primeiro jogo, realmente jogo, com cara de jogo que eu fiz do 0 (e olha que quando eu comecei a programar – com não muitos anos de vida – era com VB… para fazer jogos :P).

Todos pensam assim...

Na página do Genésio existe uma versão do nosso jogo (que pode ser considerada a 1.0.1, que foi pouco modificada após a entrega do projeto para o professor), porem como ela utiliza a Almp3 (lib para tocar mp3) ela só estava compilando no Windows (já vem com o binários do Windows pronto): jogo.exe.

E recentemente comecei a tentar fazer um refactoring do jogo, separando o fonte em mais arquivos, passando a utilizar o CMake para gerar o makefile, trocando o almp3 pelo alogg que já vem incluso nas novas versões do Allegro (>= 4.4.0) e reduzir o tamanho do código fonte, porque tem coisas que só calouro para escrever mesmo :P. O repositório está no GitHub: http://github.com/brunobuss/gunsanddiamonds. Atualmente está sem som, pois não terminei de implementar a utilização do alogg. E só testei compila-lo no linux pois estou usando a versão 4.4.0 do Allegro compilada manualmente também… mas creio que deve funcionar perfeitamente no Windows.

Quem sabe em um futuro não tão distante não sai um Guns and Diamonds 1.1, 1.2 ou 2.0? =]

Anúncios
  1. garu
    março 4, 2010 às 2:48 pm

    oO

    Parece ótimo! Quem fez a arte? É original? E… pq “guns”?

    Sei que é em Allegro, mas que tal portar pra SDL Perl? Estamos reescrevendo do 0 pra ser apenas um wrapper direto em cima da versão em C, e fazendo alguns jogos simples de demonstração – e pra ver quais facilitadores criar em cima do wrapper (SDLx::*). Seria o máximo termos G&D no acervo =)

    Se estiver interessado, junte-se a nós no #sdl do irc.perl.org :-P

    • brunobuss
      março 4, 2010 às 9:59 pm

      garu :

      oO

      Parece ótimo! Quem fez a arte? É original? E… pq “guns”?

      Sei que é em Allegro, mas que tal portar pra SDL Perl? Estamos reescrevendo do 0 pra ser apenas um wrapper direto em cima da versão em C, e fazendo alguns jogos simples de demonstração – e pra ver quais facilitadores criar em cima do wrapper (SDLx::*). Seria o máximo termos G&D no acervo =)

      Se estiver interessado, junte-se a nós no #sdl do irc.perl.org :-P

      Opa Garu! =]

      A arte acho que não é original não, saiu da internet mesmo e o Genésio deu uma trabalhada nela.

      Guns… sei la porque, pq a gente colocou uma mira no lugar da seta do mouse e porque muita da arte lembra Metal Slug == armas xD

      Eu nunca programei em SDL, teria que aprender antes (mas acho que consigo, até os calouros conseguem :P). Se por acaso a arte for um problema (não sei se alguem pode acabar reclamando) podemos tentar fazer um esforço para criar alguma coisa original :)

      Não é uma garantia de nada, mas se eu tiver um tempinho, vou dar uma olhada na SDL =]

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: