Início > Outros > PC novo \o/

PC novo \o/

Bem, fui forçado a ficar offline em casa por alguns dias devido ao Exu Caveira, que resolveu dar uma passada aqui em casa e a 2 semanas fez meu notebook (um Compaq V3000… já vai tarde essa porcaria) e o meu desktop =[

Enfim, fui obrigado (hehehe) a reparar meu PC… e como o último que eu tinha comprado tinha sido a *muito* tempo – 2006/2007 acho – estava na hora de dar um “revamp” geral :P

Meu processador antigo era um Athlon X2 64 5200+, cada núcleo operando a 2.6 GHz, que eu vou chutar que era um Windsor de 90nm. 2 Gb DDR2-800, uma placa-mãe Asus M2N32-SLI Deluxe. E uma fonte que veio com o gabinete que era o maior desgosto desse meu PC :P

A placa de vídeo eu resolvi manter, uma 8600 GT 256 Mb, pois tenho jogado (quando jogo =), somente no DS e no Wii. Com 32 “CUDA Cores”, eu consigo brincar um pouquinho com ela na parte de programação e algoritmos paralelos. Se bem que eu andei olhando umas Radeon HD 5750 (720 shaders core e 1 Teraflop de processamento, 9x o que a minha consegue fazer =X )…. mas como eu ainda não confio muito nos drivers da ATI para Linux e meu dinheiro estava acabando, resolvi deixar para o próximo upgrade mesmo :P

Além disso, mantive meus 2 HDs (400 Gb + 500 Gb) SATA, minha torre e meu leitor de DVD sata também.

Então minha shopping list era:

  • Um processador
  • Uma motherboard
  • Memória
  • Fonte

Eu *realmente* não queria ir até o centro da cidade para comprar as peças, então com isso minha lista de opções ficou bem reduzida. Além disso, como não foi um upgrade pensado, mas de emergência, então a opção de encomendar as peças em sites e economizar um dinheiro também não era viável.

Então no final das contas o que eu decidi por comprar foi:

  • AMD Phenom II X4 925  (Core Daneb de 45 nm)
  • ECS Black Series A790GXM-AD3 (Chipset 790GX+SB750,  e sim eu comprei a versão Gold sem querer :P)
  • 2 x Kingston 2 Gb DDR3-1333 KVR1333D3N9/2G em Dual Channel (Recomendado pela própria ECS no manual da placa mãe)
  • Seventeam 550W

Sem entrar em muitos detalhes da minha escolha (até porque foi feita com uma certa pressa), o processador é um quad-core com cada núcleo operando a 2.8 Ghz ou seja… algo bem melhor que o meu antigo e que não estava caro :P A placa mãe, era uma das poucas que tinham por aqui e me agradou o suficiente (além que ela é bonita pra caramba :P). A memória assim, permite que eu comprei mais 2x2Gb mais para o final do ano (o que eu vou fazer com 8 Gb ainda não sei, mas tendo-os eu arrumo algo :P). E a fonte foi apenas para tirar como eu disse antes, o maior desgosto do meu PC e assim eu tenho a possibilidade de comprar uma VGA melhor pro final do ano se eu quiser =)

Além disso… é a minha primeira mobo ECS e a primeira vez que monto algo sem ser utilizando mobo Asus a pelo menos uns 8+ anos =)

Algumas fotos…

MOBO + CPU Antigos

Caixa com o dragão temático da Black Series + caixa do processador

A790GXM-AD3 Gold

Eu ia fazer um review e tals.. mas acho melhor deixar isso pra quem sabe (e já tem muitos na net) :P

Mas apenas algumas considerações:

  • Não achei a trava do PCI-Express ruim de travar/liberar.
  • As portas SATA sim, ficaram bem difíceis de manusear com a mão, depois da mobo já no case.

Mas posso dizer que estou muito satisfeito com a minha compra. O Cool’n’Quiet até funciona direito =D

PS1: Sem pés nas fotos dessa vez \o/

PS2: Eu realmente deveria ter tirado uma foto da quantidade de poeira que eu tirei do case…

Categorias:Outros
  1. junho 14, 2010 às 8:48 pm

    As portas SATA dessa placa ECS parecem bem posicionadas. No meu desktop, as portas ficam exatamente embaixo/atrás da posição do HD no gabinete. Em outras palavras, como a Física não permite dois corpos num mesmo espaço, ou eu movo o HD para outra baia, ou eu tenho espaço para ligar o cabo SATA na mobo.

    Ah, e sim, ano passado eu também comprei uma ECS Black (porém de outro modelo), também por motivo emergencial. :)

    • brunobuss
      junho 14, 2010 às 9:01 pm

      Não estão mal posicionadas, apenas como elas são “viradas” para o lado e os meus HDs ficam logo ali, eu fico com *realmente* pouco espaço para colocar a mão e tentar soltar os cabos de for preciso.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

