Início > Games > Situação do region-lock LA e NA no Starcraft 2

Situação do region-lock LA e NA no Starcraft 2

O Region-Lock do SC2 tem causado muitas confusões.

A primeira delas é que nem todo mundo que mora na América Latina, gostaria de jogar em português ou espanhol. (Gostaria de jogar em inglês.) Eu era uma dessas pessoas, pois *realmente* tinha medo do trabalho de tradução.

Acabou que eu comprei a versão LA pela b.net mesmo, estou jogando em português e como já disse antes o trabalho de tradução realmente está bom. Tem algumas coisas “estranhas”, por falta de costume… mas ta realmente legal. O maior problema até agora, são as hotkeys… que não estão agrupadas e tem 2 coisas diferentes que usam a mesma hotkey (por exemplo o Patrulhar e o Pousar das construções Terran).

Enfim, desde terça estou trocando alguns e-mails com o Randy do suporte da Blizzard (o cara é super atencioso, mesmo com meu inglês capenga :P), e finalmente consegui que ele me explicasse minha dúvida.

Minha dúvida original era:

Para jogar com pessoal NA e LA eu preciso de 2 keys ou de apenas 1 key e os 2 clients instalados?

Então, segundo a última resposta dele, a situação é a seguinte:

  • Se você comprou a key LA (box de 50 reais aqui no Brasil ou a versão full por 105 reais na b.net), então você pode utilizar somente o game client LA que suporta apenas os idiomas pt-br e espanhol.
  • Se você comprou a key NA (60 dólares na b.net), então você pode utilizar somente o game client NA que suporta apenas o idioma en-us.

Ou seja, se sua acc é LA, por enquanto, você não pode jogar em inglês. Se ela for NA, você não vai poder jogar em pt-br. PONTO.

Porem um outro detalhe é que tanto os clients LA quanto os NA, se conectam num mesmo cluster/gateway da b.net, conhecido apenas como “The Americas”. Ou seja… LA *joga* com NA (e vice-versa :P).

Então aparentemente (digo aparentemente, pois eu não tenho como testar) se você quiser jogar em inglês com seus amigos no Brasil, pode comprar a key NA pela b.net e seja feliz.

Anyway, segue abaixo a resposta completa:

What that means is that the version of the game will switch language. You’re on the same region as we are up here, but yours is a different version of the game that has to do more with your language. You should be fine with what you have. As for the client, that does matter, and you want to make sure you’re downloading the Latin American client. There is a difference in the game on your end, but on our end it’s the same region. :)

If you download a different client it will have you purchase a differently coded version of the game, but you’ll technically be playing in the overall same region. “The Americas.”

Agora eu fico pensando…. se eu soubesse disso no dia do lançamento, acho que provavelmente eu teria comprado a key NA. E agora estou em dúvida se peço (não sei se é possível) para eles trocarem minha key de região…

Categorias:Games Tags:
  1. julho 30, 2010 às 11:42 am

    Cara eu também comprei LA pensando no ping e todas essas paradas, mas eu gostaria de jogar com o client em inglês, mandei um e-mail para blizzard, antes de ler este post, mas se tudo conectar no mesmo cluster talvez eu mude minha key. Eu não gostei dessas dublagens, é muito estranho!

    • brunobuss
      julho 30, 2010 às 11:45 am

      Eu comprei LA mais pensando mesmo na impossibilidade de jogar com um monte de gente que conheço, que iria comprar a box aqui no Brasil.

      Até onde sei, tanto pela resposta do suporte quanto pelas discussões no fórum da Blizzard, por enquanto não tem como conta LA jogar em inglês (com client NA no caso).

      Mas se de alguma forma for possível, ou mesmo trocar sua key de região, depois deixe um feedback de como você fez aqui :)

      Sobre as dublagens, elas realmente não me incomodam… na verdade, eu achei bem legal :P

  2. julho 30, 2010 às 11:58 am

    O problema é a tradução das hotkeys e algumas traduções para as unidades dos zergs… isso me deixou totalmente puto. :(

    • brunobuss
      julho 30, 2010 às 12:05 pm

      Eu não joguei muito de Zerg ainda…

      Mas concordo que as hotkeys ficaram ruins em algumas situações (elas não estão agrupadas e como eu disse no post, uma mesma hotkey para 2 coisas diferentes na mesma unidade =X)

  3. Victor Hugo P.C.
    agosto 1, 2010 às 11:27 pm

    Cara, horrivel esse negócio de Região. Deviam deixar a gente escolher na hora de jogar, e ter um server mundial. Eu gostava de jogar contra russos, australianos e coreanos, além de jogar contra gringos. Mas agora só tem como jogar contra latino?
    É pouca gente, não vai ter player suficiente pra jogar nas altar horas, nem no velho sc1 tinha, todo mundo ia pro us-east, e se encontrava lá, fosse de onde fosse…
    Agora essa coisa absurda.

  4. agosto 3, 2010 às 11:16 am

    Ok a blizzard respondeu meu e-mail.
    Basicamente o customer support falou que não pode fazer nada além de liberar um region swap para as contas que são UNLIMITED.

  1. julho 31, 2010 às 12:56 am

Deixe uma resposta

