Início > Outros > Strike de ciclistas…

Strike de ciclistas…

A notícia de que um Golf preto maluco fez um strike de ciclistas em PoA já está sendo bem documentado, etc. (Se você não tem a menor ideia do que se trata, olhe esse post do PdH.)

Nada justifica o que o motorista do Golf em questão fez… e por isso espero que ele seja acusado e condenado por tentativa de homicídio. Depois dessa, esse sujeito é uma clara ameaça a vida de outras pessoas.

Mas querendo olhar um pouco pelo outro lado… tenho algumas críticas a serem feitas a este movimento “Massa Crítica”…

Realmente faltava espaço na rua? Será que não tinha como as bicicletas ocuparem apenas metade da via ou algo do tipo?

Segundo reportagem do Jornal Floripa:

O motorista do Golf preto pediu passagem pelo meio das bicicletas e não foi atendido por falta de espaço na rua, de acordo com o relato de ciclistas.

Agora olhem esse vídeo da reportagem, logo o início (primeiros 20 segundos):

Agora, o pessoal estava bem “espalhado” pela rua, será que não seria possível que a marcha/passeata/manifestação ocupasse somente metade da via e deixasse outra metade, preservando o direito de ir e vir de todos os outras pessoas que gostariam de passar pela via com seu carro?

Aos 0:36 deste mesmo vídeo, existe uma placa que diz “Compartilhe a pista”, com uma imagem de um carro e uma bicicleta. Talvez os ciclistas tenham esquecido o significado da palavra ou então eles fizeram aquilo para que tanto lutam contra: a intolerância entre pessoas que utilizam meios diferentes de locomoção.

Nos 1:04 deste mesmo vídeo temos um ciclista que afirma:

… só que a nossa passeata não mistura […] motores e bicicletas, a gente não deixa os veículos entrarem no meio da passeata.

É assim que esse cidadão quer lutar pelo respeito de se andar de bicicleta entre carros e ônibus? Novamente, o objetivo deveria ser uma situação onde ciclistas e motoristas vivessem pacificamente e não um lugar onde um tem poder sobre o outro, onde um não pode deixar o outro passar “de sacanagem”.

Além disso, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) disse que não foi informada sobre o protesto/passeata/manifestação, de forma que pudesse:

  • Promover a organização da coisa toda (se não vira bagunça, como foi o que aconteceu).
  • Prestar algum tipo de segurança aos ciclistas.
  • Orientar os motoristas que por aquela via desejavam passar, sobre alternativas e promover a organização do trânsito de forma geral.

Novamente, a atitude do motorista do Golf foi péssima e por isso ele deve ser punido rigorosamente. Agora o que não aceito sem algumas boas explicações é porque essa passeata da “Massa Crítica” não foi feita de forma mais organizada e compartilhando a via com os motoristas que por lá desejavam passar numa boa. Assim como eles querem ser respeitados, deveriam respeitar (e serem exemplos nessa qualidade).

Update: Legal ver uma análise, envolvendo artigos do nosso código de trânsito, que demonstra como os ciclistas foram imprudentes e egoístas, além de não respeitar as regras nacionais. Pensei que eu seria o único a defender esse ponto…

Anúncios
Categorias:Outros
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: