Início > Games > 1o mês jogando poker online (um peixe no oceano)

1o mês jogando poker online (um peixe no oceano)

Como disse em um dos meus últimos posts, encontrei uma nova coisa para me divertir: poker online :P

Algumas coisas antes de eu começar a falar sobre o novo hobby… é que a variante do poker que eu sempre joguei (em família e tal) é o Five-card draw, exatamente como está descrito na parte “House rules” da Wikipedia, com a restrição de só poder trocar 3 cartas e com todos fazendo uma aposta forçada (conhecido como ante), mas não lembro de ter uma rodada de apostas antes da fase de troca de cartas. Basicamente o jogo consistia de:

  1. Colocar uma ficha na mesa.
  2. Receber cartas
  3. Trocar cartas
  4. PROFIT! (Se tiver algo bom, caso contrário fold)

Então, a variação conhecida como Texas Hold’em eu só fui conhecer alguns anos atrás… acho que assistindo o Celebrity Poker Showdown na Sony.

 

De fato...

No início eu não gostava muito do hold’em não (e isso durou um bom tempo)… sempre achei meio ridículo a forma como era jogado (lembre-se… eu só conhecia de ver na TV) e sempre achei que o poker sério mesmo era o que eu conhecia desde menor.

Agora fazendo um FF (não um Firefox, um Fast Forward) para o presente. No início do ano uma thread surgiu na lista de discussão do CAInfo sobre poker online e foi ai que conheci os dois maiores sites de poker online: o PokerStars e o Full Tilt Poker (e em um próximo post vou dizer como se cadastrar de forma correta, principalmente no FTP, de forma a receber o rakeback e não fazerem a mesma cagada que fiz de ficar sem :( ).

Criei uma conta em cada e joguei uma meia-dúzia de partidas usando Play Money para ver como era o software e também para descobrir um pouco como era de fato jogar o Texas Hold’em, já que essa foi de fato a minha 1a experiência como jogador.

Depois de pensar (e ler, dar uma estudada bem superficial no jogo) e ficar receoso… resolvi depositar 15 dólares no FTP principalmente por 2 motivos:

  • Achei o Full Tilt Poker Academy mais interessante que o Poker School do PokerStars.
  • Achei o client do FTP mais amigável a quem é completamente novo e fica meio perdido diante de tantas opções. O BasicView deles, praticamente guia os jogadores com uma pequena descrição de cada coisa.
  • Eu ja gastei dinheiro para pular de um avião a muitos pés de altura… achei que 15 dólares no poker não ia me matar :P

 

BasicView do FTP

E aqui vai a 1a dica, no FTP não depositem tão pouco… aproveitem mais a promoção de primeiro depósito deles, onde você ganha o dobro do que depositou… basta ficar jogando que conforme você você for participando de mãos com rake – não precisa chegar no showdown nem ganhar – eles vão liberando o dinheiro… a taxa atual do FTP é de $0.04 por FTPoint e o dinheiro é depositado em incrementos de $1.50 ou seja, a cada 37,5 FTPoints.

Uma das primeiras coisas que aprendi é que o torneio (diário) Daily Dolar, onde por apenas $1 você pode ganhar até $1599 se ficar em primeiro, é a melhor maneira para um novato transformar $1 em $0.

Então para facilitar as coisas para o meu lado, eu resolvi escolher apenas uma “modalidade” de jogo para estudar e me aventurar. A minha escolha foi 2 NL FR (Cash Game), ou seja traduzindo:

  • NL = Texas Hold’em No Limit. Onde as apostas nem o pot tem limites, ou seja é uma boa forma de perder todo seu dinheiro de uma vez só… ou ganhar alguma coisa boa :)
  • 2 = Small Blind de $0.01 e Big Bind de $0.02.
  • FR = Full Ring, modalidade onde a mesa é composta por 9 ou 10 lugares. (9 no caso do FTP). Os jogos FR são considerados como tendo uma variância menor que os de 6 pessoas (chamados de SH – Short Handed – ou 6-max).
  • Cash Game = O jogo onde ao sentar na mesa você converte uma determinada quantidade de créditos em fichas e pode a qualquer momento converter mais crédito para mais fichas (diferente de torneios, onde tirando re-buys e add-ons, os jogadores ao ficarem sem fichas vão sendo eliminados).

Além disso, as mesas de 2 NL FR no FTP tem 3 variantes, dependendo do valor mínimo e máximo de buy-in (o quanto você tem que pagar para sentar na mesa):

  • Shallow: Buy-in mínimo de $0.01 (1 SB) e o máximo de $0.80 (40 BB).
  • Standard: Buy-in mínimo de $0.70 (35 BB) e o máximo de $2.00 (100 BB).
  • Deep: Buy-in mínimo de $1.50 (75 BB) e o máximo de $4.00 (200 BB).

A sugestão que todos dão é que você entre sempre com o buy-in máximo, para não ficar com uma pilha de fichas pequena em relação aos seus adversários na mesa e isso faz muito sentido só pelo seguinte ponto, suponha que você em uma mão receba AA e fez um ótimo jogo que terminou com outros 2 jogadores no showdown e você venceu apostando todas as suas fichas.

  • Se você entrou em uma mesa standard com o buy-in mínimo de $0.70… e depois de algumas rodadas – antes de vir a mão descrita acima – tinha $0.40. Então nesse caso você vai ganhar 2 x $0.40 = $0.80 pela sua proeza.
  • Já se você entrou em uma mesa standard com o buy-in máximo de $2.00… e depois de algumas rodadas – antes de vir a mão descrita acima – tinha $1.70. Então nesse caso você vai ganhar 2 x $1.70 = $3.40 pela sua proeza.

HOLY CRAP! Você podia ter ganho 3x mais! Além disso, você vai perceber que o jogo vira basicamente pré-flop, pois após o flop ou você vai continuar ou dar fold… não vai ter muito poder de manipular durante o pot e os adversários flop, turn e river. Mas claro que existe suas vantagens… assim como você pode ganhar menos, você também pode perder menos.

Outra coisa, aqui entra um ponto onde o pessoal fala muito que “poker é sorte”. Eu acho que poker envolve sorte, mas é muito mais sobre como fazer a sorte sorrir para você e quando ela fizer isso você saber/conseguir explorar esse evento de forma que gere o maior lucro possível ;)

Então voltando…  jogar nas mesas deep estava completamente fora de questão (eu tinha dinheiro somente para 4 buy-ins!).

Então resolvi tentar jogar nas mesas standard, mas fazendo buy-in de $1.00 (não tinha coragem de investir $2.00 em uma mesa) e tive até um bom começo, ganhando $1.21 em uma delas… mas depois de umas 9 sessões acabei por ficar no final com -$4.08. Inclusive por causa de uns tilt bizarros… um inclusive que me fez ver um J no river, com que eu fecharia uma sequencia… mas que ele nunca esteve lá (no final, diz 1 par que perdeu).

Após isso, resolvi passar para as mesas Shallow, sempre entrando com o buy-in máximo dessas ($.080). E tive 3 sessões onde cheguei a ganhar mais que $2.00 e outras 12 onde ganhei pelo menos $0.80, porem também tive meus bad beats e mãos onde simplesmente fiz jogadas erradas mesmo que me custaram diversas sessões onde saí com prejuízo de pelo menos $0.80 e com 3 delas onde saí com prejuízo de $1.60 (2 buy-ins). No final das contas, somando todas as minhas sessões em mesas shallow meu saldo é de -$4.49.

Mas algumas diferenças devem ser notadas… as minhas sessões em mesas standard foram responsáveis por eu pagar $0.74 de rake sobre as mãos que eu ganhei, ficar no prejuízo em praticamente todas as posições (até no button), e na relação do que eu ganhei e perdi para cada jogador o resultado foi de -$3.33. Enquanto nas minhas sessões (claro que mais numerosas) nas mesas shallow mostraram um desempenho muito melhor emho, onde paguei $9.08 de rake, descontando o pagamento de blinds estou com lucro em todas as posições menos no SB (onde devido a umas jogadas ruins, estou com -$0.30 por enquanto), a diferença entre o que ganhei e perdi para cada jogador que joguei contra chega a $7.64 (sim, positivos). Logo realmente acredito que estou melhorando.

Hoje, 1 mês, 124 sessões e 7399 mãos depois do meu início minhas estatísticas são essas:

  • Desde que comecei estou com um saldo de -$8.57 (ou -$9.57 se você quiser contar com o meu 1 dólar que gastei para entrar no Daily Dolar). Algo que tem sido amenizado pelo fato da promoção de primeiro depósito citado acima, de onde já recebi $4.50 de volta, me deixando com $9.89 para jogar atualmente.
  • Tenho tido lucro em todas as posições da mesa, mais expressivamente no Button claro, mas também no BB se descontarmos os blinds pagos, onde já ganhei mais de $5.00.
  • Das 7,399 mãos que joguei, 962 foram no BB e 956 no SB o que me custou $28.80 em blinds pagos!
  • Em relação ao que ganhei/perdi para outros jogadores com quem joguei contra, o meu resultado atual é um saldo de $4.31.
  • Já paguei de rake $9.82.

Ou seja, isso me leva a crer que não sou um jogador tão ruim, por 2 motivos principais:

  • Se o rake não existisse, eu estaria no lucro.
  • Apesar de fazer besteiras (como todo fish que está aprendendo), acredito que como os meus resultados mostram que tenho (um pequeno) lucro em todas as posições… mas ainda não consegui fazer ganhos suficientes que cubram os custos dos blinds a longo prazo.
  • Pelo menos -$2.00 desse prejuízo foi devido ao tilt que comentei antes… (coisa que acho que estou conseguindo controlar bastante agora).

Mas o que seria um post sobre poker sem pelo menos uma mão? Então aqui apresento meu tilt, onde eu podia *jurar* que eu tinha uma sequencia até Ás…

Full Tilt Poker $0.01/$0.02 No Limit Hold’em – 9 players

DeucesCracked Poker Videos Hand History Converter

BB: $11.84

UTG: $1.39

UTG+1: $3.77

UTG+2: $1.80

MP1: $1.85

MP2: $3.69

CO: $1.77

Hero (BTN): $0.96

SB: $1.98

Pre Flop: ($0.03) Hero is BTN with A of spades 9 of spades

1 fold, UTG+1 calls $0.02, 1 fold, MP1 calls $0.02, 2 folds, Hero raises to $0.08, 1 fold, BB calls $0.06, UTG+1 calls $0.06, MP1 calls $0.06

Flop: ($0.33) Q of diamonds K of diamonds T of hearts (4 players)

BB bets $0.04, UTG+1 folds, MP1 calls $0.04, Hero raises to $0.16, BB calls $0.12, MP1 calls $0.12

Turn: ($0.81) 9 of clubs (3 players)

BB bets $0.12, MP1 calls $0.12, Hero raises to $0.30, BB raises to $11.60 all in, MP1 folds, Hero calls $0.42 all in

River: ($2.37) 5 of hearts (2 players – 2 are all in)

Final Pot: $2.37

BB shows J of hearts K of hearts (a straight, King high)

Hero shows A of spades 9 of spades (a pair of Nines)

BB wins $2.22

(Rake: $0.15)

E aqui um bad beat, onde AQo foi batido por 84o (a perda foi pequena, mas mesmo assim foi um big WTF):

Full Tilt Poker $0.01/$0.02 No Limit Hold’em – 8 players

DeucesCracked Poker Videos Hand History Converter

MP1: $0.80

Hero (MP2): $0.71

CO: $0.36

BTN: $0.43

SB: $0.20

BB: $0.82

UTG: $0.80

UTG+1: $0.58

Pre Flop: ($0.03) Hero is MP2 with A of diamonds Q of spades

3 folds, Hero raises to $0.05, 2 folds, SB calls $0.04, 1 fold

Flop: ($0.12) A of hearts 5 of spades 3 of hearts (2 players)

SB checks, Hero bets $0.10, SB calls $0.10

Turn: ($0.32) Q of hearts (2 players)

SB checks, Hero bets $0.05, SB calls $0.05 all in

River: ($0.42) 4 of hearts (2 players – 1 is all in)

Final Pot: $0.42

Hero shows A of diamonds Q of spades (two pair, Aces and Queens)

SB shows 4 of spades 8 of hearts (a flush, Ace high)

SB wins $0.40

(Rake: $0.02)

E as vezes os nossos AA também vão pra vala num river azarado:

Full Tilt Poker $0.01/$0.02 No Limit Hold’em – 9 players

DeucesCracked Poker Videos Hand History Converter

UTG+2: $1.28

MP1: $0.78

MP2: $0.80

CO: $0.82

BTN: $0.41

SB: $1.22

BB: $0.80

Hero (UTG): $0.91

UTG+1: $0.61

MP2 posts a big blind ($0.02)

Pre Flop: ($0.05) Hero is UTG with A of diamonds A of clubs

Hero raises to $0.06, 6 folds, SB calls $0.05, BB calls $0.04

Flop: ($0.20) Q of clubs 2 of spades 4 of clubs (3 players)

SB checks, BB bets $0.24, Hero raises to $0.85 all in, SB folds, BB calls $0.50 all in

Turn: ($1.68) 7 of diamonds (2 players – 2 are all in)

River: ($1.68) Q of hearts (2 players – 2 are all in)

Final Pot: $1.68

BB shows T of clubs Q of spades (three of a kind, Queens)

Hero shows A of diamonds A of clubs (two pair, Aces and Queens)

BB wins $1.57

(Rake: $0.11)

Claro que algumas vezes a gente da uma cagada também né? :P

Full Tilt Poker $0.01/$0.02 No Limit Hold’em – 8 players

DeucesCracked Poker Videos Hand History Converter

MP2: $0.45

Hero (CO): $1.00

BTN: $0.72

SB: $0.80

BB: $0.68

UTG: $0.94

UTG+1: $1.72

MP1: $0.97

Pre Flop: ($0.03) Hero is CO with J of clubs Q of hearts

UTG calls $0.02, 1 fold, MP1 calls $0.02, 1 fold, Hero raises to $0.08, 3 folds, UTG calls $0.06, MP1 calls $0.06

Flop: ($0.27) T of hearts J of diamonds 2 of clubs (3 players)

UTG checks, MP1 bets $0.18, Hero raises to $0.40, UTG folds, MP1 raises to $0.85, Hero raises to $0.92 all in, MP1 calls $0.04 all in

Turn: ($2.05) K of hearts (2 players – 2 are all in)

River: ($2.05) 9 of clubs (2 players – 2 are all in)

Final Pot: $2.05

Hero shows J of clubs Q of hearts (a straight, King high)

MP1 shows 2 of spades 2 of hearts (three of a kind, Twos)

Hero wins $1.92

(Rake: $0.13)

Agora chega, até a próxima ;)

  1. Marquinho
    abril 4, 2011 às 12:13 am

    Cara… vc tá nessa pelo dinheiro ou pela diversão?

    • brunobuss
      abril 4, 2011 às 6:44 am

      Pela diversão de ganhar dinheiro, serve? :P

      Sério… com 15 dólares gastos, é um pouco difícil dizer que seja muito mais que um passatempo por enquanto.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

