Início > Games > Resumo da 28ª Torre das Peças

Resumo da 28ª Torre das Peças

Hoje ocorreu mais uma edição do Torre das Peças e desta vez eu fui… detalhe que foi a primeira vez que fui nesse evento e em um evento deste tipo (boardgames) em específico.

Basicamente, o interesse repentino sobre boardgames é inteiramente culpa do Cabessa, que comprou uma versão do San Juan e levou para jogarmos um dia na UFRJ :P E deu trabalho para conseguir jogar… primeiro ficamos com vergonha de jogar na copa do PESC, depois fomos chutados do Burguesão – sem antes a mulher ainda debochar e perguntar se não queríamos um whisky e um charuto cubano para acompanhar o nosso “jogo de cartas” – para finalmente sentarmos em uma mesa qualquer na parte da frente do CT.

Enfim, assim como qualquer coisa com que eu me empolgo loucamente, comecei a pesquisar e pesquisar e a ler sobre… até que achei este evento que seria esse sábado. Prontamente marquei em minha agenda (do google agenda claro :P) e decidi que iria :D

Disclaimer: Provavelmente errarei o nome de um monte de gente, desculpe :P

Cheguei no evento era meio-dia e pouca e estavam apenas duas mesas formadas, uma jogando o Age of Empires 3: The Age of Discovery e outra jogando Star Trek: Expeditions. Como não conhecia ninguém e não sabia o que fazer fiquei do lado vendo o jogo do Star Trek… para tentar alguma chance de contato inicial (que ocorreu quando eu ri quando uma das pessoas tirou 2 – 1+1 – em uma jogada de 2d6…). Enquanto estava eu tentando entender as regras do negócio – totalmente perdido, visivelmente – o Warny (que é o “host” do TdP) veio falar comigo, se apresentou, apresentou o TdP, o Castelo das Peças, o Spaghetti das Peças, etc. Então o Warney pediu para o Shamou (“host” do CdP até onde entendi) jogar um jogo simples comigo, para me ambientar no negócio… foi ai que conheci o Cartagena. Jogamos uma partida, eu, Shamou e um outro cara que esqueci o nome (mas que era divertido pra caramba :D). A temática do jogo é que um grupo de piratas fugiu da prisão e tem que atravessar o esgoto até chegar no barquinho, o primeiro jogador que levar seus 6 piratas para o barco ganha. O jogo é super simples e bem legal :) Mas claro que não ganhei :P

Então fui almoçar no próprio Spoletto onde estava ocorrendo o evento. Esse spoletto é super legal, todos me atenderam super bem… até achei que o cara que montou meu prato caprichou lindamento no meu pedido :D O meu pedido foi um “prato novidade”, que era um Gnocchi com tiras de frango e cream cheese philadelphia (oooooh!). Gostei do prato, mas acabei achando o cream cheese enjoativo =/

Enfim almoçado, voltei para a parte mais interna do local para voltar ao evento. Sentei de intrometido em uma mesa com outras três pessoas que iam começar um jogo (que infelizmente não vi qual era), porem quem estava “comandando” a sessão disse que o jogo já era relativamente longo com 2 pessoa, com 3 eles já estavam sendo ousados e que para 4 seria insanidade :P Então ele sugeriu outro jogo que desse para 4 jogadores “de boa” (onde “de boa” é algo perto de 2~3 horas :P). O que jogamos em seguida foi o Ad Astra, jogo com temática espacial onde você tem que explorar sistemas solares, colonizar, extrair recursos, etc para ir ganhando pontos. Gostei bastante do jogo também, apesar de ser bem mais complicado que o Cartagena (que é de fato muito simples). Claro que, não ganhei de novo :P

No meio da sessão de Ad Astra, chegaram o Cabessa e a Debora, que logo foram recepcionados pelo Warny e foram jogar um partida de Lost Cities. Não sei como foi o jogo deles, mas o Cabessa me disse que o jogo é bem simples… talvez ele explique melhor caso ele faça um post sobre isso (:P). Enfim, após conversar um pouco com eles – e não decidir o que jogar do armário de jogos – resolvi ensinar o Cartagena para eles também e jogamos nós três. Jogamos um total de duas partidas e nas duas a Debora ganhou! Ou seja, ela é um pirata fujão melhor que nós dois :P

Por fim, pegamos o famoso The Settlers of Catan no armário (que a caixa era em alemão, mas tinha umas regras em inglês impressas e as cartas estavam com uma descrição em português também). Então sentamos nós três e outra pessoa para jogar… apenas um detalhe, ninguém sabia as regras (eu e o Cabessa sabíamos um pouquinho…). Mas prontamente alguém foi lá e explicou para gente como funcionava o jogo todo, pois é inadmissível jogadores de boardgames que não saibam jogar Catan :P, e o jogo tem regras bem tranquilas também. A outra pessoa que jogou com a gente (que não consigo lembrar o nome >.<) liderou o jogo por um bom tempo até que o Cabessa – aka. Rei Do Barro – arrancou na etapa final e ganhou. Percebemos que o posicionamento inicial tem *muita* influência, pois logo no início do jogo eu e a Debora ficamos de certa forma “travados” em termos de expansão, mas isso não tirou nem um pouco a graça do jogo :)

Então o resumo do dia foi:

  • 3x Cartagena
  • 1x Ad Astra
  • 1x The Settlers of Catan

E como não ganhei em nenhum deles, posso dizer que não existe sorte de principiante :P

Saímos de lá era umas 19:00 e alguma coisa já…. para mim foram 6+ horas de jogo e fiquei bem feliz, mas bem cansado também no final :P

O próximo evento que está na minha agenda é o Castelo das Peças do dia 30/07 ;)

PS: E um toque especial ao dia de hoje… aproveitando que o tempo estava bom, resolvi passear pela cidade (aka ir da Barra para o Largo do Machado e voltar) sem carro, ou seja ônibus + metro. Na ida, o 179 onde eu estava parou para pegar passageiros do 179 que estava na frente e quebrou. Na volta, o 179 que eu estava ferveu alguma coisa (creio eu que foi o motor) ou seja, quebrou e tivemos que passar para outro 179. Ou seja, se você estava em algum 179 que quebrou hoje, desculpe, foi alguma urucubaca minha.

  1. julho 16, 2011 às 11:48 pm

    30/06? Ou 30/07?

    E +1 para sua urucubaca. :)

    • brunobuss
      julho 16, 2011 às 11:56 pm

      30/06 o que?! Sempre esteve 30/07 ali claramente… :rolleyes:

  2. julho 17, 2011 às 12:10 am

    Arrr!

  3. julho 17, 2011 às 12:33 am

    O Lost Cities é tipo “paciência para dois”, mas é bem legalzinho :)

  4. julho 17, 2011 às 12:38 am

    Sorte de principiante existe, só que quando você joga contra outros principiantes e só um pode ganhar, fica complicado tirar alguma conclusão =P

  5. julho 17, 2011 às 4:55 pm

    Eu e Tiago compramos dois jogos de tabuleiros/cartas do Menderico, se você animarem podemos levar quando formos ao Rio. Um é Saboteur (http://boardgamegeek.com/boardgame/9220/saboteur), bem rapidinho e divertido. O outro é o Star Munchkin (http://boardgamegeek.com/boardgame/4095/star-munchkin) que também é muito engraçado.
    Outros que jogamos no Menderico (mas ele infelizmente não vendeu :P) foram o Robot Rally (jogo de nerd, de programar robos e tal http://boardgamegeek.com/boardgame/18/roborally) e o Galaxy Trucker (http://boardgamegeek.com/boardgame/31481/galaxy-trucker)

    • brunobuss
      julho 17, 2011 às 5:06 pm

      Sim sim, vamos jogar! :D

      O Saboteur eu já vi no BGG e la no TdP, mas não sei como é.
      O Star Munchkin está na minha wishlist do BGG assim como o Munchkin original… provavelmente virá na leva de Agosto ;)

      O Robot Rally eu não conhecia, mas o Galaxy Trucker eu já tinha visto e tenho vontade de jogar tmb! :)

    • julho 18, 2011 às 7:35 am

      Jogo de tabuleiro onde se precisa programar robôs?! Interessante…

  6. julho 18, 2011 às 10:47 am

    Aqui em BH tem um lugar bem legal que eu morro de vontade de ir. É um pub que tem jogos de tabuleiro pra você alugar http://www.sohopub.com.br/sobre/

  7. julho 18, 2011 às 11:30 am

    Acho que eu já ouvi o Menderico falar mal do Soho, parece que eles só têm os jogos “padrão”, tipo banco imobiliário e war e tal e acho que não é muito organizado também. Mas lá também é famoso pelo rodízio de batata frita :P

  8. julho 18, 2011 às 12:05 pm

    Eu acho que pode levar os proprios jogos né? Dai a gente come batata frita e joga o que gosta (e mela os jogos com gordura :P)

  9. julho 18, 2011 às 1:25 pm

    Ah, eu acho que esse era uma das outras críticas do Menderico: não podia levar os próprios jogos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

