Início > Ciência da Computação, Livros > 9 mulheres em 1 mês não fazem um bebê

9 mulheres em 1 mês não fazem um bebê

The Mythical Man-Month: Essays on Software Engineering, Anniversary Edition (2nd Edition)Se você estuda ou trabalha com computação (mesmo que seja teórica), já deve ter ouvido esta frase.

E esse é um dos pontos, sobre a complexidade inerente ao desenvolvimento – como processo criativo – de qualquer software, que o livro The Mythical Man-Month: Essays on Software Engineering aborda.

A leitura desse livro me deixou surpreso por duas coisas:

  • A maioria das coisas eu “já sabia” (quer dizer… é senso comum para quem já fez um curso sobre computação… assim como todos devemos fazer backups frequentes…)
  • Esse livro é de 1975* (!) e… as coisas já não funcionavam muito bem e aparentemente nem com o esforço de muita gente inteligente arrumou-se uma solução definitiva, então devemos acreditar que o problema é realmente difícil :)
Pessoalmente eu não recomendaria o livro para todo mundo, mas para:
  • Pessoas que não tiveram nem uma base decente no seu curso de computação (ou aquelas sem noção mesmo).
  • Chefes… chefes e gerentes no geral acho que podem se beneficiar deste livro (se eles conseguirem abstrair a parte de 1975 e assembly :P).
  • Pessoas curiosas e que gostam de livros sobe computação at all, que foi o meu caso. Li ele apenas porque ele bem conceituado por ai… por exemplo tem 155 avaliações com uma média de 4.5/5.0 na Amazon.

Agora que este se foi, o próximo na lista de leitura do meu Safari Books Online é o The Pragmatic Programmer: From Journeyman to Master e além disso tenho que terminar de ler o meu livro de Lisp (Land of Lisp) mas com as provas do mestrado nessa e na próxima semana, essa será uma semana meio lenta para leituras extra curriculares :P

* Para ser mais exato, o livro que eu li é a segunda edição, de 1995, que é uma edição comemorativa de 20 anos da primeira edição e conta com os capítulos originais da primeira edição e mais alguns no final (para avaliar o que mudou nesses 20 anos ;)

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

