Início > Programação, UFRJ > Curso de Programação em Linguagem C para a OBI 2012 na UFRJ

Curso de Programação em Linguagem C para a OBI 2012 na UFRJ

Nessa semana que passou (27 de fev. a 02 de março de 2012), tivemos o curso “Programação em Linguagem C para a OBI” na UFRJ.

O objetivo do curso foi principalmente dar uma base mínima de conhecimentos de programação em C para que os calouros, interessados, pudessem participar da 1a fase da OBI que será no final de Março. Além dos calouros tivemos outros alunos, já veteranos da UFRJ, com objetivos variados, como algumas que queriam apenas aprender C e outras que queriam descobrir o que afinal era esse negócio de OBI/Maratona de Programação.

Como não tínhamos muita noção do tipo de procura por esse tipo de curso atualmente (visto que ele já não era dado a alguns anos na UFRJ) acabamos por não limitar o número de vagas… e fico muito feliz em dizer que foi um grande sucesso, 40+ alunos inscritos! Na verdade… talvez um sucesso maior do que as condições que tínhamos para atender e então precisamos trocar para um laboratório maior e utilizamos o LEP2 do CCMN (aqui um obrigado a secretaria do curso e aos alunos do LCI por disponibilizarem os laboratórios para a gente :). No último dia de aula, que foi uma revisão do teste aplicado na quinta e a prova do curso propriamente, a folha de presença mostrava 33 presentes… ou seja, além de muitos inscritos conseguimos manter na maioria a vontade de continuar indo as aulas! :D

Alguns já tinham alguma base, outros ainda não. Destes, alguns conseguiram pegar bastante coisa, outro estão no caminho… cada um no seu ritmo. Importante dizer também que esse curso nunca teve como objetivo substituir – por exemplo – uma matéria como Comp.1 que utiliza um semestre inteiro para ensinar – de fato – C para os calouros da Ciência da Computação. Esperamos que mesmo quem não tenha conseguido pegar muita coisa, tenha gostado da ideia de “resolver problemas” com o computador e após (ou durante) as aulas de Comp 1 continue estudando/treinando para competições tipo OBI/Maratona.

Algo que preciso dizer é que essa vida de professor/instrutor não é mole não =P

Éramos três instrutores oficialmente (Lucas, Igor e eu) e mais alguns eventuais colaboradores para tirar dúvidas e ajudar na organização das coisas: Bola (presente em todos os dias!), Cabessa, Roberto e Taísa. Mesmo assim, na 2a e na 3a eu cheguei em casa morto de cansaço. Na 4a e na 5a ja estávamos entrando no ritmo… mas na 6a foi super puxado novamente, ficamos até as 22:15 na UFRJ fazendo a correção das questões das provas! Definitivamente, devo dizer que entendo um pouco mais o lado dos professores depois dessa.

OT

Agora a parte um pouco off-topic desse post…

Ir para o Fundão, apesar do trânsito bem mais pesado após o carnaval, não tinha sido nenhuma dor de cabeça maior… até na sexta-feira. Na bendita 6a, me lembrei de uma das coisas que mais odeio no Rio de Janeiro de modo geral: a total falta de capacidade de transporte no Rio. E não digo apenas no péssimo serviço como metrôs, ônibus, barcas (que ainda ganham aumento)… mas em como falta qualquer tipo de redundância e capacidade de escoamento do trânsito por outras vias em casos de acidente. Basicamente o que aconteceu foi um acidente na Av. Francisco Bicalho que causou reflexos na Linha Amarela a ponto de engarrafar *toda* ela até a praça do pedágio!

Além disso, situações como essas trazem cenas tristes de ver como um carro que para fugir do engarrafamento (ele estava logo na minha frente), resolveu entrar atrás de uma ambulância que estava passando com a sirene ligada… até que eu não ficaria muito chateado com um novo acidente, dessa vez envolvendo esse filho da puta (e que não machucasse nenhuma outra pessoa).

Categorias:Programação, UFRJ Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: