Início > Outros > Como estou tentando usar os sites de notícias para ser mais produtivo…

Como estou tentando usar os sites de notícias para ser mais produtivo…

Primeiro eu gostaria de deixar claro que não faço ideia de quando comecei com essa mania/hábito de ler sites de notícias como o G1/OGlobo, mas foi algo durante a faculdade… talvez durante uma das aulas chatas nos labs, quem sabe =P

E apesar de 99.99999% das notícias serem triviais/fúteis ou apenas desgraças… eu continuava com este meu hábito. É ainda mais triste quando você percebe que quando abre um desses sites de notícias, você  aprende coisas ultra relevantes para sua vida como, por exemplo, saber se o Chico Buarque comprou baguetes (ótimo exemplo recentemente encontrado pelo colega Leo Balter :).

Então, sabemos que isso é a boa e velha procrastinação… mas por algum motivo parece mais legítimo/natural você dar um “break” no que você está fazendo para ler notícias que nada irão mudar na sua vida (mas que como um bom e dedicado cidadão informado você deve fazer), do que por exemplo parar para pensar em algum (outro) projeto particular – ou mesmo toy-project – seu ou então parar para ler/estudar sobre alguma outra coisa técnica (afinal, se você está com cabeça para pensar nisso, porque não tenta se focar na sua tarefa original? Spoiler: porque as vezes simplesmente não dá.)

Minha mais recente epifania sobre esse assunto foi que: não importa se você está lendo porcarias notícias no G1 ou lendo como funciona um engine de banco de dados diferente, a sua tarefa original continua parada lá mas a diferença é o quanto isso irá acrescentar na sua vida.  Pois bem, resolvi usar esses sites de notícias como um gatilho para chamar a minha própria atenção. Agora, assim que eu entro em um site G1-like, penso logo em seguida se quero/posso (não necessariamente nessa ordem):

  • Pensar/trabalhar em outra tarefa, nem que seja por um período fixo de tempo (30 minutos ~ 1 hora).
  • Abrir o meu Google Reader Newsblur e ver meus feeds de artigos técnicos e escolher 1 ou 2 para ler.
  • Discutir com algum colega alguma ideia que tive (para essa tarefa ou outra).
  • Tentar fechar os olhos e não pensar em nada por 15 minutos (por algum motivo, isso é **muito** difícil para mim).

Se nada disso de cima der certo ou puder ser feito no momento, a opção de me levantar e ir com calma na cozinha pegar um copo de água (mesmo tendo minha garrafa ou caneca ao meu lado, não vazias) ajuda. O importante – para mim – é não ficar preso no loop infinito de notícias inúteis desses sites.

É claro que ainda falho e as vezes acaba dando brecha para ler algumas notícias, mas estou tentando realmente deixar isso restrito a alguns minutos em algum período específico do dia, tipo de noite quando dou uma olhada rápida nas notícias do dia para ver se algo tem algo de realmente relevante/interessante. (Spoiler: 99.9999% das vezes, não.)

PS: Por coincidência vi hoje um artigo ( artigo != notícia ;) do The Guardian, News is bad for you, e posso dizer que concordo bastante com ele. Recomendo a leitura.

PPS: Primeiro post escrito a partir do novo Macbook :D

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

